Resumo: O acompanhamento econômico das atividades desenvolvidas pelos agricultores catarinenses tem sido uma das metodologias de extensão de ampla escala na rotina de atendimento dos profissionais da Epagri. Destaca-se a metodologia das Unidades de Referências Técnicas que avaliam indicadores técnicos e econômicos em projetos e atividades planejadas e realizadas em nível de propriedade rural e sistemas de produção recomendados e acompanhados pelas equipes de extensão em todo o estado.
Nessa trajetória, verificou-se uma desuniformidade conceital e metodológica no trabalho de acompanhamento econômico aos produtores estruturado a partir dos programas grãos, fruticultura, olericultura, pecuária. Os indicadores econômicos de resultados não estavam organizados a partir de um conceito referencial que balizasse as análises dos diversos sistemas de produção realizados pelos agricultores assistidos pela extensão rural pública de Santa Catarina.
Este documento visa cobrir esta lacuna e ser referencial para todos os programas da Epagri. A uniformização de conceitos e métodos aplicados à gestão de empreendimentos rurais e custos de produção permitirá que os indicadores econômicos obtidos e avaliados em nível de produtor tenham comparabilidade independente da atividade ou empreendimento assistido pela extensão rural.
Autores:
Dilvan Luiz Ferrari
Glaucia de Almeida Padrão
Luis Augusto Araújo
Forma de disponibilização
Livre download [ CLIQUE AQUI ]