Softwares de Gestão Aplicados à Agricultura

O acesso às informações pela internet e o uso de programas de computador que auxiliem na gestão dos empreendimentos dos agricultores e pescadores poderá contribuir significativamente para melhorar a renda e a qualidade de vida dessas pessoas. Na agricultura moderna, saber controlar e planejar o seu negócio tornaram-se elementos indispensáveis.

A Figura 1 mostra a tela de entrada de alguns softwares desenvolvidos pela Epagri para apoio à gestão dos negócios da agricultura familiar.

Figura 1 – Softwares Contagri, Planagri, Multiagri e Crediagri desenvolvidos pela Epagri.

Os softwares Contagri e Planagri são ferrramentas conhecidas e reconhecidas por muitos como referência nacional para que o técnico possa prestar apoio à tomada de decisão dos produtores rurais. A seguir, apresenta-se uma breve descrição da importância e da aplicabilidade desses dois softwares.

CONTAGRI

O Contagri é um sistema informatizado de contabilidade agrícola, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri para fins de gerenciamento de propriedades rurais. Destina-se, prioritariamente, a extensionistas, agentes de assistência técnica e pesquisadores que necessitam obter um diagnóstico da gestão do negócio agrícola ou aqüícola para fornecer ao pequeno e médio agricultor aconselhamentos técnico-gerenciais eficientes. Também pode ser usado pelos agricultores em geral como um instrumento de administração rural.

Permite efetuar as seguintes tarefas:

- contabilidade individual de propriedades e a analise dos resultados técnico/econômicos globais da propriedade e das atividades;
- custo de produção dos produtos produzidos pelas atividades desenvolvidas pela propriedade;
- comparações de grupos de propriedades;
- referências de administração rural;
- análise interanual de propriedades.

Além disso, a Epagri tem realizado convênios, de parcerias com várias empresas e instituições de Santa Catarina e do Brasil, para treinamento e cessão de uso do software Contagri. No caso de interesse contatar laraujo@epagri.sc.gov.br, ou pelo telefone (0xx48) 3665-5080.

No video abaixo voce poderá conhecer um pouco mais sobre o programa Contagri e suas principais aplicações.

Video - O que faz o Contagri.


PLANAGRI

O software Planagri foi desenvolvido com o intuito de facilitar e automatizar uma metodologia de planejamento agrícola previamente elaborada pela Epagri, seguindo uma abordagem neozelandesa. Esta metodologia vem sendo implementada através da assistência técnica e extensão rural com enfoque na gestão da propriedade, cujo foco principal se concentra no planejamento do agronegócio, visando à melhoria do sistema produtivo e seu desempenho técnico, econômico e ambiental.

O Planagri contém uma base de dados de orçamentos referenciais para as diversas culturas e criações, produzidos a partir de informações da rede contábil de propriedades rurais estudadas em SC pelo projeto de Administração Rural e Socioeconomia da Epagri, os quais podem ser usados pelo usuário para a simulação e o planejamento das propriedades rurais.

O programa foi concebido como ferramenta para técnicos que acompanham as propriedades rurais e que necessitam, de maneira simples e rápida:

- visualizar as diversas possibilidades de combinações de diferentes atividades agrícolas, dimensionando-as de acordo com as disponibilidades de terra, capital e mão-de-obra;
- elaborar o orçamento e fluxo de caixa da propriedade;
- construir a matriz de atividades e tarefas e a respectiva matriz de mão de obra;
- fazer análises de investimentos, calculando a taxa interina de retorno e o valor presente líquido dos novos investimentos sugeridos para a propriedade.

Optou-se pelo desenvolvimento do software Planagri através de planilhas do Excel devido à sua facilidade de uso, grande flexibilidade e também por permitir que o usuário trabalhe com os dados de maneira personalizada.

Ao clicar sobre o ícone do Planagri o programa Excel será iniciado. Por estar baseado em macros, será necessário que a configuração de segurança de macros do seu Excel esteja configurada para nível de proteção baixo ou médio. Para alterar o nível de segurança, carregue o Excel e selecione: Ferramentas/macros/segurança e escolha nível médio ou baixo. Esta alteração refere-se ao Excel, independente de qual arquivo esteja carregado, portanto, daqui para frente qualquer arquivo aberto (inclusive aqueles que compõem o Planagri) terão o nível de segurança médio ou baixo.

O Planagri possui uma versão “free download” que pode ser acessada nos ícones a seguir, dependendo da versão do Excel utilizada por você.

A versão do Excel 2007 ou 2010, Sistema Operacional Win XP, Vista ou Seven, deve-se utilizar a versão do Planagri 6.0, disponível no seguinte ícone.

A versão do Excel 97, 2000 ou 2003, Sistema Operacional Win 98, Win XP, Vista ou Seven, deve-se utilizar a versão do Planagri 5.1c, disponível no seguinte ícone.

 

  Preços diários de Santa Catarina

 Sintese Anual da Agricultura de Santa Catarina